• Histórico

A Fênix – Pró Saúde Mental é uma organização civil sem fins lucrativos criada em 1997 para dar apoio a grupos de auto-ajuda de portadores de transtornos mentais e seus familiares.

Missão

Apoia através dos grupos de auto-ajuda, os portadores de transtornos mentais e seus familiares, no controle e na aceitação do transtorno, visando assim favorecer o seu convívio social, melhorar sua produtividade e qualidade de vida.

Decálogo

1-Somos uma associação civil, legalmente constituída, sem fins lucrativos, responsável pela administração, abertura e manutenção de grupos de auto-ajuda em saúde mental.

2-Nossos diretores, assim como os colaboradores, trabalham como voluntários, porém existe a possibilidade de profissionalização em diversas áreas.

3-Utilizamos filosofia, metodologia e literatura própria, mas nossos colaboradores são incentivados a buscar conhecimentos e atualização científica, sempre que possível, participando de palestras e congressos.

4-Trabalhamos pela quebra do preconceito em relação aos transtornos mentais; pelo pleno funcionamento do SUS e, pelo efetivo reconhecimento dos direitos e benefícios legais concedidos aos portadores e seus familiares. Não nos vinculamos a nenhum partido político, doutrina ou religião, escola de medicina, profissionais da saúde ou empresa.

5- Nossa orientação aos portadores e familiares é no sentido de que obtenham um diagnóstico médico e aceitem a medicação prescrita, assim como tratamentos psicoterápicos e psicossociais.

6- Acreditamos que os portadores de transtornos mentais podem e devem ser tratados, em ambulatório com assistência especializada (médicos, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais), bem como pela família, a qual deverá ser devidamente orientada sobre os recursos existentes na comunidade.

7- Somos contrários aos asilos e hospitais psiquiátricos, mas em situações de risco, visando a preservação e a proteção dos portadores e seus familiares, consideramos necessária a internação em instituição adequada, pelo menor tempo possível (como ocorre com outras doenças).

8- Nossos grupos têm autonomia, desde que trabalhem dentro da filosofia da Fênix, sigam a metodologia indicada e garantam a participação gratuita e anônima. Os frequentadores dos grupos não são obrigados a serem associados da entidade e, da mesma forma, os associados não se obrigam a frequentar os grupos.

9- A autonomia dos grupos não os autoriza a interferir em outros e não devem falar em nome da associação, mas sim e tão somente em nome do grupo.

10- A abertura de novos grupos bem como a captação de recursos e patrocínios são prerrogativas da direção da entidade e não devem estar vinculadas aos grupos. O nome e a logomarca da entidade, só poderão ser veiculados com a anuência da direção.

Diretoria (EM ATUALIZAÇÃO)

Presidente em exercício:
_

Primeiro Tesoureiro:
_

Segundo Tesoureiro:
_

Conselho Científico:
_
_
_
_
_
_
_
_
_
_